11 abril 2010

Insônia

Imagem encontrada na net, publicada em vários blogs, não consegui os créditos.

Estou preparando um post sobre insônia. Na semana passada, uma amiga reclamou das noites mal dormidas no Facebook. Eu tomei a liberdade de enviar o seguinte comentário: "fiz yoga quando estava grávida e aprendi uma ótima técnica de relaxamento. Você se deita, barriga para cima, inspira profundamente, e estufa até o baixo abdômen. Expira pela boca, até fazendo um barulho grave (quem está do lado ri!), que faz vibrar a caixa toráxica. Faça isso várias vezes, até começar a bocejar. Isso acontece se você fizer o exercício direitinho, buscando a concentração. Eu faço de vez em quando, antes de dormir. Agora, uma coisa é importante, quando se tem insônia: como anda a vida? Que fatores contribuem para o estresse, para a ansiedade? No meu caso, tive insônia durante dois meses por assédio moral no trabalho, somado ao cansaço e ao prazo da tese que chegava ao fim. Tive depressão e meu médico me disse para tentar resolver os problemas antes de me passar algum remedinho mágico. De fato, quando os problemas passaram, passei a dormir profundamente, coisa que não acontecia durante dois meses (como você). Boa sorte! Vai passar".
É verdade, passa. Mas prometo um post detalhado sobre o assunto em breve. Não sou adepta dos remedinhos porque me dão pesadelo, me cansam mais do que me ajudam a relaxar. Pode ser que eu não tenha encontrado o lance adequado. Mas confio muito na consciência corporal, guiada pela respiração. É lógico que só isso não adianta, uma vez que o que tira o sono é um problema de fundo, que deve ser resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário